top of page

Como as proteínas ajudam a perder peso?

Atualizado: 1 de out. de 2021

Um grande problema de quem pretende emagrecer é conseguir diminuir a quantidade de alimento que ingere. O principal motivo é que o corpo humano funciona com base nos hábitos adquiridos, então se você está acostumado a comer muito, não é de um dia para o outro que conseguirá comer pouco. E é exatamente nisto que as proteínas entram, visto que elas são micronutrientes com diversos benefícios para a saúde, e tem como principal ação a digestão lenta. Talvez você pense “Mas quanto mais rápido ocorre o processo digestivo, mais o corpo emagrece, certo?”, na verdade não é bem assim.

A digestão mais lenta das proteínas é o que de fato faz a pessoa emagrecer, visto que promove saciedade por mais tempo, e com isso come menos. A ingestão exagerada de alimentos é o que mais acarreta no ganho de peso, por isso que a dieta Atkins busca contribuir com um consumo menor. As proteínas levam um longo período de tempo para conseguirem se desfazer, e durante este espaço de tempo, o corpo consegue absorver o máximo de benefícios delas. Além disso, devemos lembrar que elas são ricas em fibras, e estas são muito importantes para o bom funcionamento do intestino. Ao se ter um intestino bem regulado, a desintoxicação ocorre com mais constância, e com isso as calorias também se vão.

Problemas intestinais também prejudicam o plano de quem deseja perder peso, pois além do acúmulo de gordura, também promovem problemas como a retenção de líquidos. A retenção de líquidos é o acúmulo de toxinas, que não permitem ao corpo liberá-las, sendo uma das maneiras de se livrar dela a regulagem intestinal. Estes dois fatores são de grande ajuda para você que está em busca de perder peso sem precisar sofrer tanto, sendo assim as proteínas podem te ajudar bastante.


Contraindicações da dieta Atkins

Embora traga resultados rápidos e efetivos, este método não está livre de ter contraindicações, visto que se trata de uma mudança de alimentação. A grande questão da dieta Atkins é o fato de ser altamente restritiva, visto que o carboidrato é reduzido de 70% a 15% ou até menos. Enquanto as gorduras são praticamente deixadas de lado, embora tragam muitos benefícios para a saúde, desde que se escolha os tipos benéficos. A única coisa realmente permitida e que tem um aumento significativo são as proteínas, que fazem bem, mas não são suficientes para uma dieta Atkins equilibrada. Devemos deixar claro que o principal foco deste método é de fato promover o emagrecimento, e sendo assim seria direcionada para quem precisa perder peso de forma rápida e significativa. Para entender melhor, pense em alguém que está em situação de obesidade séria, trazendo risco à vida, para esta pessoa a dieta Atkins traz mais benefícios do que prejuízos. Isto porque, embora esta pessoa precise de saúde, no momento o que a coloca em risco é o acúmulo exorbitante de gordura, sendo prioridade eliminá-lo. Então, para você que apenas deseja eliminar aquela barriga saliente, a dieta Atkins é contraindicada, uma vez que você não precisa do real objetivo dela, então os prejuízos seriam muito significativos. Além disso, a dieta Atkins só pode ser seguida por um curto período de tempo, visto que é altamente restritiva, e os outros micronutrientes farão falta para a saúde. Caso você insista em continuá-la por um tempo além do necessário, saiba que corre sério risco de ter doenças que prejudiquem sua imunidade e todo o funcionamento orgânico do seu corpo.

Fazendo parte do grupo a qual a dieta Atkins é direcionada e seguindo-a apenas pelo tempo necessário, certamente terá grande serventia e te ajudará a perder peso de forma efetiva.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Composição 1.gif
360 slim.gif
bottom of page