top of page

Alimentos que devem ser evitados na dieta Low Carb

Atualizado: 4 de out. de 2021

A low carb não é uma dieta de cardápio pronto e sim de escolhas dentro de uma gama de alimentos com baixos carboidratos, priorizando a comida no formato mais próximo de como ela se encontra na natureza. Mas para quem está começando é interessante saber exatamente quais alimentos devem ser evitados e excluídos de seu plano alimentar.


  • AÇÚCAR - O açúcar deve ser eliminado das preparações e em todas as suas formas, seja ele refinado, cristal, mascavo, demerara, mel, melado, agave e, inclusive, o açúcar de coco. O açúcar é viciante e não faz bem para a saúde!

  • GORDURAS ARTIFICIAIS E REFINADAS - As gorduras artificiais, como a margarina, e as gorduras refinadas, tais como os óleos vegetais de soja, de canola, de milho, de girassol, devem ser eliminadas da dieta. Nem preciso falar da gordura vegetal hidrogenada, a mais desastrosa de todas elas! A margarina é um dos piores alimentos para a saúde e está associada a várias doenças. Já os óleos vegetais são ricos em gordura poli-insaturada ômega 6, altamente inflamatória.

  • GRÃOS e LEGUMINOSAS - O trigo e seus derivados (pão, massas, biscoitos, bolos, entre outros) devem ser abolidos da dieta. Além de conter glúten, são carboidratos de baixa densidade nutricional. O arroz, a aveia, o milho, o centeio e a cevada também não devem ser consumidos. As leguminosas como o feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha devem ser evitadas por aqueles que desejam perder peso. Para aqueles que já estão no peso ideal e não conseguem abrir mão, é permitido o consumo, mas com critério e moderação. Afinal, esses grãos possuem poder inflamatório e elevada carga glicêmica. Já o consumo de amendoim precisa de atenção, por se tratar de um alimento extremamente alergênico. Por conterem uma quantidade maior de carboidratos, a quinoa e o amaranto também requerem cuidado.

  • FARINHAS - Farinha de trigo, de arroz, de grão-de-bico, de mandioca, fécula de batata, polvilho e tapioca não devem ser consumidas.

  • TUBÉRCULOS / RAÍZES - Os tubérculos e raízes, em geral, precisam ser evitados, principalmente por aqueles que precisam emagrecer. Para aqueles que já estão com o peso ideal, pode ser liberado o consumo ocasional, mas não devem fazer parte do cardápio diário. Exemplos: batata, batata-doce, mandioca, cará/inhame, mandioquinha/batata-baroa/cenourinha-amarela.

  • LEITE DE VACA E QUEIJOS BRANCOS - Já ressaltei acima, mas vale repetir. O consumo de leite e queijos brancos deve ser restrito por aqueles que precisam perder peso, pois contêm açúcar na forma de lactose, mesmo os desnatados e aqueles denominados “sem lactose”.

  • BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS - Deve-se eliminar refrigerantes, sucos de caixinha, bebidas energéticas e isotônicos. São recheados de açúcar e de aditivos químicos. Nem mesmo os refrigerantes light, zero ou sem açúcar devem ser consumidos. Não podemos considerá-los um alimento! A água de coco deve ser consumida com muita moderação, principalmente por aqueles que desejam emagrecer.

  • BEBIDAS ALCOÓLICAS - A cerveja, considerada um pão líquido e recheada de glúten, deve ser evitada e, também, as bebidas adocicadas como licores e vinhos de sobremesa.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Composição 1.gif
360 slim.gif
bottom of page