top of page

Benefícios que a dieta Low Carb pode proporcionar a saúde

Atualizado: 4 de out. de 2021

A dieta Low Carb é definida pela Organização de Diabetes do Reino Unido como uma dieta onde existe uma redução do consumo de carboidratos, devendo-se ingerir menos de 130 g deste macronutriente por dia. Uma vez que esta quantidade de carboidratos representa apenas 26% da energia necessária para o organismo, o resto deve ser proporcionado pelo consumo de gorduras boas e proteínas. Além desta dieta, existe uma outra, conhecida como dieta cetogênica, na qual a quantidade de carboidratos ingerida é ainda menor, estando entre as 20 e 50 gramas por dia, o que faz com que o corpo entre num estado conhecido como “cetose”, no qual passa a utilizar as gorduras como principal fonte de energia, em vez dos carboidratos. No entanto, esta dieta é muito restritiva e está indicada apenas para alguns casos. Entenda melhor como é a dieta cetogênica e quando pode ser indicada. A dieta Low Carb é bastante eficiente para fazer emagrecer porque o metabolismo passa a funcionar melhor com o aumento das proteínas e da gordura boa na alimentação, ajudando também a reduzir a inflamação do organismo e a combater a retenção de líquidos.


BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Seguir uma dieta Low Carb pode trazer vários benefícios para a saúde como:

  • Conferir maior saciedade, pois o aumento no consumo de proteínas e gorduras afasta a fome por mais tempo;

  • Regular e controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos, assim como aumentar o colesterol bom HDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares;

  • Ajudar a controlar a diabetes por regular o nível de açúcar no sangue;

  • Melhorar o funcionamento do intestino, por conter mais alimentos ricos em fibras;

  • Favorecer a perda de peso, devido à redução de calorias, aumento da quantidade de fibras e controlo da glicemia;

  • Combater a retenção de líquidos, por estimular a produção de urina, eliminando o excesso de líquidos acumulado no corpo.

No entanto, para fazer este tipo de dieta em segurança é muito importante ter orientação de um nutricionista, já que o cálculo de carboidratos varia de acordo com as necessidades de cada pessoa e seu histórico. Além disso, o nutricionista também pode ajudar a reconhecer a quantidade de carboidratos presente em cada alimento, de forma a não ultrapassar o limite diário estabelecido.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Composição 1.gif
360 slim.gif
bottom of page