top of page

O que é uma dieta Low Carb?

Atualizado: 4 de out. de 2021

A dieta low carb é um estilo de se alimentar, onde se restringe (mas não anula) o consumo de carboidratos para chegar ao peso desejado e depois mantê-lo sem passar fome. Na abordagem convencional de dieta, as calorias totais são reduzidas para ter resultado. Na dieta low carb é diferente: diminui-se apenas as calorias vindas dos carboidratos, já que eles viram açúcar no sangue e se transformam em gordura acumulada no corpo quando consumidos em excesso. Existem vários tipos de dietas que são low carb: dieta paleo, dieta cetogênica, dieta lchf, dieta atkins, whole 30 etc. Todas funcionam pelo mesmo motivo: menos carboidratos na alimentação. Uma pessoa pode fazer low carb consumindo uma quantidade mais baixa de carboidratos se quiser perder mais peso, ou consumir mais carboidratos saudáveis para manter resultados de emagrecimento. Baseada em uma alimentação de proteínas e gorduras boas, a Low Carb é o consumo de carnes magras, frutas vermelhas - que possuem baixo índice glicêmico- e saladas. Além de garantir resultados rápidos na perda de peso, podendo chegar até a eliminação de 3 KG por semana, ajuda a melhorar os índices e controle de insulina, glicemia e regula o HDL (colesterol bom).



A dieta Low Carb segue conceitos do início da humanidade, contrariando o discurso de “dieta da moda”, época onde o armazenamento de alimentos não era uma opção, e o acúmulo de gordura corporal nos transformavam em presas lentas e fáceis. Na Low Carb, introduz carboidratos em horários específicos, de acordo com a rotina de cada pessoa, além das carnes e gorduras boas, para otimizar o ganho muscular utilizando a insulina como aliada. Seguir essa base alimentícia não é uma tarefa simples. "Na Low Carb os alimentos não são portáteis, rápidos de preparar ou convenientes como as frutas, torradas, biscoitos, pães. Não são do tipo “peguei e fui”, requer cuidado no preparo. As melhores proteínas, as chamadas proteínas de alto valor biológico, possuem essas características e são as carnes, peixes, aves e ovos, mas também, é possível a utilização da proteína de origem vegetal como feijões, soja, castanhas, e outros”. As proteínas dão sensação de saciedade diminuindo a fome. E é necessário que as pessoas entendam o seu corpo e saibam distinguir fome e vontade de comer, principalmente o desejo de ingerir carboidratos que irá surgir. (Nesse aspecto, devemos nos lembrar da alimentação intuitiva). É importante escolher as proteínas com sabedoria. Logo não utilize essa alimentação para excessos e consuma bastante água, com o aumento do consumo de proteínas o de água também deve ser aumentado.


Low carb é uma abordagem que reduz o consumo dos carboidratos para emagrecimento e controle do peso. Os alimentos recomendados são os mais próximos o possível de como são encontrados na natureza: carnes de todos os tipos, vegetais e frutas com menos carboidratos, queijos, castanhas e as gorduras naturais e a quantidade de carboidratos depende do objetivo. Embora não seja uma dieta de cardápios prontos, no início vale a pena ver exemplos de cardápio low carb para visualizar melhor como é o dia a dia de uma pessoa emagrecendo ao restringir carboidratos. Quanto mais simples o seu cardápio low carb for, mais resultado você vai ter.

0 visualização0 comentário
Composição 1.gif
360 slim.gif
bottom of page