A Dieta Cetogênica é uma das mais simples dietas e os alimentos que ela exige podem ser resumidos ao conhecido termo “comida de verdade”.
O que não comer na Dieta Cetogênica: você evitará a maioria dos carboidratos, como açúcar, pães, bolos, biscoitos, sucos de frutas, refrigerantes, álcool, doces em geral e alimentos industrializados.
O que comer na Dieta Cetogênica: sua alimentação incluirá peixes gordos, carnes gordas, ovos, muitos vegetais e gorduras naturais.
Parece uma Dieta Low Carb, certo? É bastante similar às dietas Atkins, Primal, Paleo etc.
Simm, elas são similares em diversos aspectos. As Dietas Low Carb funcionam. Elas otimizam a saúde em variados graus (e têm as menores taxas de desistência entre os programas de emagrecimento). A explicação para todo este sucesso é nada menos do que a sua natureza humana. O ser humano nasceu para ser uma máquina de queimar gordura. Seus ancestrais, espero que você saiba, não comiam carboidratos refinados ou açúcar como fazemos hoje. Nossos corpos não estão adaptados para a insanidade do açúcar. A quantidade de evidência para isso é suficiente para qualquer pessoa que dedique um tempo mínimo a conhecer a história evolutiva humana. As doenças ligadas ao consumo de açúcar seguem crescendo. A ciência descobre, dia após dia, mais disfunções relacionadas tanto ao consumo de açúcar quanto aos altos níveis de insulina. A insulina é o hormônio que seu corpo dispara para tentar salvar seu sangue das altas e tóxicas taxas de açúcar que você consumiu. Em alta quantidade, a insulina gera gravíssimas questões para o corpo humano.
A Dieta Cetogênica é a cura deste ciclo?
A Dieta Cetogênica foi redescoberta muitos anos após a explosão Low Carb, iniciada pela Dieta Atkins, na década de 70. Porém, a Keto começou muito antes, nos anos 1920, como forma de mimetizar o jejum para tratamentos de epilepsia em crianças. Os médicos sabiam do benéfico poder do jejum para a epilepsia e desenvolveram uma dieta que promovesse os mesmos benefícios desta terapia: a keto. Por terem efeitos muito similares no corpo, podemos concluir que “Dieta Cetogênica e jejum são irmãos”, como diz um dos maiores especialistas em jejum intermitente, o Dr. Jason Fung. Na Dieta Cetogênica, as pessoas perdem muito peso, rapidamente, e sem sentir fome. Mas, se você acha que Dieta Cetogênica é só emagrecimento rápido, prepare-se para conhecer os benefícios já comprovados.
Vejamos apenas alguns dos benefícios cetogênicos:
– Tratamento de câncer cerebral
– Controle de convulsões na epilepsia
– Redução de enxaqueca
– Redução da asma
– Melhoria do estômago
– Reversão da síndrome do ovário policístico
– Reversão da hipertensão
– Controle do açúcar no sangue
– Redução drástica da fome
– Redução do estresse oxidativo (radicais livres)
– Reversão da Diabetes Tipo 2
– Reversão da síndrome metabólica (pré-diabetes)
– Reversão da obesidade
– Melhoria nos sintomas do autismo
– Melhoria nos sintomas da síndrome de Parkinson
– Redução do desejo por doces
– Melhoria nos exercícios de resistência
– Energia constante
– Performance mental potencializada
– Tratamento de doenças neurológicas
– Melhoria nos sintomas de esclerose múltipla (mais estudos necessários)
– Melhoria nos sintomas de transtorno bipolar (mais estudos necessários)
– Melhoria e reversão da esteatose hepática (gordura no fígado)
– Melhoria dos sintomas na síndrome de Alzheimer
– Melhoria dos sintomas de depressão
– Menos acne
– Menos azia
Os estudos sobre a Dieta Cetogênica pulam no nosso colo diariamente. Dedico muitas horas de leitura sobre o tema e, todos os dias, encontro algo muito relevante para a saúde que esta dieta pode promover. Muitas novas pesquisas sérias, estudos randomizados e meta-análises surgirão em pouco tempo. A lista de benefícios segue aumentando.
Posts Recomendados
Comments