top of page

Conheça a dieta mediterrânea considerada a mais saudável para o coração

Atualizado: 29 de ago. de 2021

A dieta mediterrânica não trata de um programa de emagrecimento, e sim de um conjunto de hábitos alimentares cujos benefícios são a busca da qualidade de vida e a manutenção da saúde. Entre muitas considerações podemos destacar que estudos e pesquisadores consideram a dieta mediterrânea a mais saudável para o coração e que o programa alimentar poderia evitar cerca de 30% das mortes por ataque cardíaco, derrames e doenças cardiovasculares em geral.


A dieta mediterrânea privilegia alimentos frescos in natura e descarta os industrializados, refinados e com aditivos químicos, além do excesso de sal e açúcar, comuns nos cardápios modernos que prejudicam a saúde.

A dieta mediterrânea apresenta um perfeito equilíbrio entre as quantidades de macronutrientes (proteínas animais e vegetais, gorduras animais e vegetais, fibras e carboidrato, etc.) necessária para ter uma dieta saudável e, ao mesmo tempo ricas em micronutrientes antioxidantes e vitaminas (A, C, E, beta caroteno, polifenóis etc.), cujo papel é importante na prevenção de doenças cardiovasculares e do câncer. É considerada a dieta para emagrecer mais adequada para viver bem e por mais tempo.

É uma dieta que tem como foco a ingestão de alimentos utilizados na região do mar Mediterrâneo, balanceados em macronutrientes. Para quem deseja seguir esse modelo de alimentação, uma dica é dar preferência para alimentos ricos em fibras e abundantes em micronutrientes. Para isso, um conceito fácil é priorizar alimentos naturais, não processados e coloridos.

A preferência por opções frescas, sazonais, peixes, especiarias, legumes, vegetais, frutas e o consumo de boas gorduras — com destaque para o azeite de oliva extravirgem — também faz parte do protocolo. O vinho, por conter altos níveis de polifenóis, que são antioxidantes os quais ajudam em vários aspectos, como a saúde cardiovascular, pode ser consumido de forma ocasional.

Além dos nutrientes dos alimentos, um dos diferenciais da Dieta Mediterrânea é que ela preza pelo sabor e pelo prazer de comer aliados à convivência, ao descanso adequado e à atividade física.

É um plano alimentar que vai além do cardápio, pois está alinhado com questões sustentáveis, culturais e tradicionais que tornam o estilo de vida mais saudável e facilitam o processo de emagrecimento.

Dentre seus benefícos, comprovados por pesquisas, estão a prevenção de doenças cardíacas e diabetes tipo 2, redução do colesterol LDL (o mau colesterol), menor incidência de Alzheimer, Parkinson bem como alguns tipos de câncer, como por exemplo o de intestino e do de mama.

Estudos mostraram que aqueles que seguem a dieta mediterrânea tem 40% menos chance de desenvolver diabetes que aquele que não a seguem.

Os nascidos na área do Mediterrâneo comem menos carne e, em média, consomem diariamente 9 ou mais porções de frutas ou vegetais. Além disso, eles priorizam as proteínas saudáveis e consomem muitas castanhas, que são grandes fontes de vitaminas e minerais.

Os verdadeiros pratos Mediterrâneos são leves, saudáveis e cheios de sabor. Os molhos são frescos e finos, ao invés de cremosos. As pessoas que se adaptam à essa dieta raramente voltam à sua alimentação antiga, visto que ela traz muitos benefícios para a saúde.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Composição 1.gif
360 slim.gif
bottom of page