A dieta do doutor Atkins restringe a ingestão de qualquer tipo de carboidrato, o que leva o organismo a passar por um processo bioquímico que faz o fígado transformar a gordura do corpo em corpos cetônicos. Essas últimas substâncias então são utilizadas como fonte de energia no lugar do carboidrato não consumido, o que levaria ao emagrecimento. Tal acontecimento é conhecido como cetose. De acordo com o médico, enquanto o organismo está em processo de cetose, a fome não existe, fenômeno que contribui grandemente para a perda de peso.
Quantos quilos posso perder com a Dieta do Dr. Atkins?
Segundo pesquisas, é possível eliminar até 8 quilos em apenas 1 mês com a dieta do doutor Atkins. Porém, alguns especialistas alertam que ela promove mais a queima de massa muscular que adiposa, o que não é saudável para o organismo.
Críticas à Dieta do Dr. Atkins
Por ser tão restritiva, a dieta do doutor Atkins causou polêmicas no meio médico. Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso corpo. Por isso, ficar sem essa substância pode levar ao cansaço, à tontura, à alteração de humor, ao sono excessivo, a desmaios e aos tremores. Além disso, o cérebro ficará sem energia, o que causa problemas de concentração. Com isso, ele liberará mais gorduras saturadas no organismo, o que leva ao aumento do colesterol e a possíveis doenças cardiovasculares.
E como a ingestão de fibras é pequena também. Assim, o intestino pode ficar lento e com prisão de ventre.
Contra Indicações
Essa dieta não pode ser seguida por mulheres grávidas e por pessoas com problemas renais, porque as primeiras semanas dela fazem com que os rins se esforcem demasiadamente. Quem quer emagrecer, sabe: há uma infinidade de dietas disponíveis, cada uma com suas características, exigências, prós e contras. Mas uma delas está há bastante tempo no “mercado”: a dieta Atkins. Famosa entre as celebridades, já foi responsável pela perda de 30 kg da socialite norte-americana Kim Kardashian. Pioneira das dietas radicais de sucesso, ela foi criada na década de 1970 pelo cardiologista americano Robert Atkins. O plano condena os carboidratos e enaltece as proteínas (leia-se comidas gordurosas) como aliadas dos corpos esbeltos, obtidos de forma rápida.
Como Fazer a Dieta do Dr. Atkins?
Para que o seu organismo se acostume sem carboidratos, vá retirando-o aos poucos do seu cardápio. Desse modo, nas primeiras 2 semanas, ingira no máximo 20 gramas desse nutriente por dia, sendo suas fontes principais os vegetais permitidos. Nas próximas semanas, são permitidos até 40 gramas de carboidrato por dia, ou seja, você pode dobrar a quantidade de vegetais permitidos. Então, o resto do seu cardápio será formado essencialmente por proteínas como carnes, ovos, queijos amarelos e gorduras.
No café da manhã, você pode abusar, comendo o que quiser, contanto que não se alimente de carboidratos. Portanto, faça uma omelete com pedaços de queijo e presunto e beba um copo de café preto com adoçante. Na fase da indução, ou seja, os primeiros 14 dias, o queijo deve ser consumido na quantidade de 30g/dia no máximo. Use queijos duros e amarelos como provolone, mussarela, prato, nada de queijos magros como ricota, cottage e etc..
No almoço, o processo é o mesmo e vale comer qualquer tipo de carne feita como você quiser, frita, cozida ou assada. Verduras podem entrar no seu prato contanto que não tenham alto índice glicêmico [ou seja, nada de batata, cenoura, abóbora, beterraba e aipim.
No jantar, você pode terminar o dia com uma bela e colorida frigideira de vegetais pimentão, cebola, beringela na manteiga e um bife suculento
Comments