O nome vem da cetose, espécie de queima da gordura induzida pelo corte radical nos carboidratos. Funciona assim: ao reduzir esse nutriente, que é o principal fornecedor da glicose que dá energia para as células, o organismo busca outras fontes de combustível, principalmente a gordura, que é o nutriente mais ingerido na dieta cetogênica. O processo, além de usar a gordura corporal, dá origem aos corpos cetônicos, moléculas que interferem nos hormônios envolvidos no apetite, como a grelina.
A cetose é o principal trunfo da dieta cetogênica, que pode variar em formato e limite de calorias ingeridas. No geral, o consumo de carboidratos fica abaixo de 30g ao dia. Na dieta cetogênica, o consumo de carboidratos é baixo (entre 4% e 10% das calorias diárias) o de gorduras chega a 90% e não pode ser menor do que 60%, e o restante das calorias vêm das proteínas. A quantidade de calorias varia individualmente, mas costuma ficar entre 1000 e 1400 ao dia.
As verduras estão todas liberadas e a maioria dos legumes, mas vários vegetais tem que sair do prato, entre eles batatas, mandioca e a família das leguminosas: feijão, soja, lentilha, ervilha etc.
As frutas 100% permitidas são abacate e coco, pois são fonte de gordura. No campo das gorduras, manteiga, castanhas, azeite, castanhas e banha de porco também entram no cardápio. Além destes, carnes, peixes, frango, ovo, queijos, iogurte e açaí completam a lista dos liberados.
As únicas bebidas que podem ser ingeridas são água, café e chá sem açúcar. Proibido consumo de bebida alcoólica, mas vinho tinto não apresenta grandes problemas caso ingerido ocasionalmente e numa dose de 1 taça
O exercício físico deve ser aliado à dieta para que a perda de peso seja efetiva e saudável. Porém, como o organismo está se virando com pouca energia, alguns cuidados são necessários. A dica é concentrar o consumo de carboidratos antes do treino. Por exemplo: um suco contendo 100g de melancia e 100g de beterraba tem, aproximadamente, 30g de carboidratos.
Agora, se você vai começar a se movimentar junto com o programa de alimentação cetogênico, a recomendação é pegar leve. E ainda que o indivíduo já pratique atividades, o ideal é diminuir o ritmo, porque algumas pessoas não aguentam o exercício e podem apresentar fraqueza e cãibras.
COMO ENTRAR EM CETOSE E ATIVAR A QUEIMA DE GORDURA?
Entrar em cetose é bastante simples, mas pode parecer complicado e confuso com todas as informações turvas que encontra-se hoje em dia. Aqui está tudo que você precisa fazer para alcançar esse estado de alta performance e queima de gordura, ordenado em níveis de importância:
Restringir carboidratos - Tente consumir no máximo 30 gramas de carboidrato por dia, sendo que dentre eles, aconselham-se carboidratos líquidos ou de baixo índice glicêmico.
Restringir proteínas em grande quantidade - Muita proteína ingerida atrapalha o alcance da cetose e, por incrível que possa soar, interfere até na queima de gordura. Por isso, é recomendado uma ingestão proteica de 1.5g por kg de massa magra no corpo.
Parar de se preocupar com gorduras - Na dieta cetogênica, as gorduras são fontes primárias de energia. Por isso, garanta que você está ingerido uma boa quantidade delas, desde que - como já citamos - de boa qualidade. Acredite, esse é o melhor caminho para queima de gordura armazenada no seu corpo.
Beber água - Tente beber 3L de água por dia. Certifique-se de que você está se hidratando e permanecendo consistente com a quantidade de água que você bebe. Isso não só ajuda a regular muitas funções corporais vitais, mas também ajuda a controlar os níveis de fome. Porém, atenção! Assim como a qualidade do alimento que você ingere, a da água é tão fundamental quanto. Assim sendo, busque centre ingerir águas de boas proveniência e, de preferência, ionizada e alcalina.
Cuidado com os lanches - A perda de peso tende a melhorar quando você tem menos picos de insulina durante o dia. Lanches desnecessários podem retardar a perda de peso.
Faça jejuns - O jejum pode ser uma ótima ferramenta para aumentar os níveis de corpo cetônicos de forma consistente ao longo do dia.
Se exercite - É fato que se exercita ajuda à saúde e provém diversos benefícios. Se você quiser tirar o máximo proveito da dieta cetogênica, considere adicionar em 20-30 minutos de exercício por dia. Mesmo apenas uma pequena caminhada pode ajudar a regular a perda de peso e os níveis de açúcar no sangue.
Durma bem - Para a maioria das pessoas, pelo menos sete horas por noite para manter o estresse sob controle. A privação do sono e os hormônios do estresse aumentam os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a cetose e a perda de peso. Mas lembre-se sempre: mais importante do que a quantidade, é a qualidade do sono. Por isso, caso você queira melhorar seu sono e acordar renovado, te contamos aqui 5 hacks para dormir melhor.
Comments