A dieta detox é uma boa estratégia para emagrecer, pois ajuda a eliminar o excesso de líquido corporal, fazendo desinchar. Esta dieta também pode ser indicada para recuperar o organismo após o uso prolongado de medicamentos ou depois de excessos alimentares como acontece no natal, carnaval ou semana santa, por exemplo.
Trata-se de um programa de alimentação dividido em 3 fases onde se retira da dieta alimentos com glúten, lactose e alimentos com agrotóxicos, assim como fast food e produtos industrializados, como sorvetes ou refrigerantes, que são ricos em açúcar, gordura e aditivos químicos.
Na dieta detox, há uma maior ingestão de frutas, vegetais e leguminosas, que são ricos em fibras, antioxidantes e minerais que fortalecem o sistema imunológico e contribuem para o bem estar, uma boa qualidade do sono, além de ajudar na prevenção de doenças como câncer, obesidade e diabetes.
A dieta detox deve ser feita por um período máximo de 30 dias e, apesar de ser comum a perda de gordura corporal, durante a dieta acontece principalmente eliminação de muitos líquidos, sendo importante beber mais água para evitar a desidratação.
Quando não fazer a dieta detox?
Pessoas com doenças como diabetes, hipertensão, insuficiência renal ou que estão em tratamento para o câncer não devem fazer essa dieta, pois ela é pouco calórica e a falta de nutrientes pode piorar a doença. Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também não devem realizar essa dieta.
Além disso, a dieta líquida detox não deve ser usada como forma exclusiva para emagrecer, pois não traz resultados permanentes a longo prazo. Assim, o ideal é que os alimentos detox, como frutas e legumes, façam parte da alimentação diária das pessoas, sem restrições de outros alimentos essenciais para o bom funcionamento do organismo, como as carnes e os carboidratos.
Comments