top of page

Principais benefícios da dieta cetogênica

Atualizado: 4 de out. de 2021

A Dieta Cetogênica é uma dieta rica em gorduras, moderada em proteínas e pobre em carboidratos. Essa proporção de macronutrientes permite que o corpo mude o uso de carboidratos (convertidos em gli

cogênio no fígado) para energia, para o uso de gordura (convertida em ácidos graxos e corpos cetônicos no fígado). A maioria das pessoas acredita que precisa apenas emagrecer e perder peso. Ocorre que, em uma perda de peso com uma dieta tradicional do tipo “comer menos calorias do que se gasta”, você perde tanto gordura quanto músculo (massa magra). O resultado pode até ser um corpo mais magro, mas ele também será mais fraco.

A dieta cetogênica é a orientação alimentar que propõe uma ingestão elevada de gorduras, moderada de proteínas e baixa ou quase nula de carboidratos e açúcares. Essa forma revolucionária de alimentação foi desenvolvida no início do século passado como um recurso inédito para tratar diabetes e dificuldades motoras causadas pela epilepsia infantil.

Seu princípio é que essa alteração no comportamento alimentar força o organismo a queimar gorduras e lipídios no lugar dos carboidratos para gerar energia. Normalmente os carboidratos contidos na comida são convertidos em glicose que, em seguida, é transportada para o cérebro e outras partes do corpo e consumida como combustível. No entanto, quando o organismo encontra poucos carboidratos o fígado converte a gordura do corpo e dos alimentos em ácidos graxos e em corpos cetônicos – moléculas hidrossolúveis de acetoacetato, beta-hidroxibutirato e produtos de decomposição espontânea do acetoacetato e da acetona.


Como o corpo se adapta à nova dieta?

Ao diminuir a ingestão de açúcares e farinhas que vão sendo gradualmente substituídos por gorduras mais saudáveis, a diminuição de carboidratos coloca o seu corpo em um estado metabólico chamado “cetose”. Nesta condição a gordura acumulada no seu corpo fornece a maior parte da energia para o funcionamento do organismo.

O corpo se torna supereficiente na queima de gordura. Passa também a transformar gorduras em corpos cetônicos no fígado, fornecendo ainda mais energia para o cérebro.A dieta cetogênica também leva a enormes reduções dos níveis de açúcar no sangue e de insulina. Essa combinação, junto ao aumento das cetonas no organismo, traz vários benefícios para a saúde.

  • Emagrecimento rápido: uma revisão de estudo feita pela Universidade Federal de Alagoas e publicada em 2013 no British Journal of Nutrition comparou 13 estudos realizados no mundo todo com dietas com restrição de gordura e concluiu que a dieta cetogênica é mais eficaz para perda de peso. A razão é que devido a privação de carboidratos, que são fonte de combustível primário, o corpo entra em estado de cetose e recorre ao estoque de gordura para manter seu funcionamento adequado. Por isso que a perda de peso é mais perceptível em menos tempo.

  • Diminuição da retenção de líquidos: o peso eliminado com a dieta envolve também líquidos, reduzindo o desconforto do inchaço causado por esse acúmulo.

  • Redução do risco de diabetes: a dieta Keto, inclusive, surgiu para ser auxiliar no tratamento de pessoas diabéticas por causa do controle dos níveis de insulina. Evita, ainda, situações de hipoglicemia.

  • Sensação maior de saciedade: se for bem planejada a ingestão de outros macronutrientes – proteínas e gorduras – a dieta Keto é capaz de diminuir a fome inesperada, porque não há muita variação nos níveis de insulina.

  • Auxiliar no tratamento contra a epilepsia: é o que sugere a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), que indicam a dieta como aliada contra crises de epilepsia. A razão é por conta do consumo de gorduras boas, que atuam no metabolismo cerebral.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Composição 1.gif
360 slim.gif
bottom of page