top of page

Você conhece a dieta cetogênica? A dieta das celebridades

Atualizado: 4 de out. de 2021

A dieta cetogênica é uma das melhores opções disponíveis para quem quer perder peso de forma segura e rápida. Esta dieta permite que você coma refeições deliciosas, gorduras saudáveis e vegetais — todos visando a queima da gordura extra em seu corpo através de um processo chamado cetose! Fascinante, não? Para entender como a dieta cetogênica funciona, você precisará aprender sobre os macronutrientes, que são responsáveis por dar energia a nosso corpo.



Três importantes nutrientes estão nessa categoria: carboidratos, proteínas e lipídios (gorduras). Eles são considerados os três macronutrientes essenciais que consumimos para obter energia. Geralmente, uma refeição normal consiste em 60% de carboidrato, 20% de proteína e 20% de gordura ou lipídio.


A dieta cetogênica sugere a redução da porcentagem de carboidratos e o aumento de proteínas e gorduras. Quando você decide seguir uma dieta cetogênica, suas refeições consistem, em geral, em 65% de gordura, 30% de proteína e 5% de carboidrato. Quando o corpo obtém menos de 20 gramas de carboidrato por dia, ele entra em cetose, um processo metabólico que queima a gordura armazenada, produzindo corpos cetônicos que fornecem a energia necessária para que seu corpo funcione. Portanto, se você planejar suas refeições meticulosamente e mantiver um consumo extremamente baixo de carboidratos, poderá perder peso rapidamente.

Se o objetivo é eliminar gordura, certamente, a dieta keto é uma das mais promissoras, isso porque a redução do consumo de carboidratos faz com que o corpo tenha que utilizar a gordura como fonte de energia, processo que não só reduz o tecido adiposo como parece diminuir o apetite.

Essa combinação faz mesmo com que haja uma perda de peso rápida, assim a alimentação cetogênica costuma ser indicada para que os resultados rápidos atuem como motivadores para o emagrecimento definitivo. Por isso, muitas pessoas acabam transformando esse modo alimentar em estilo de vida.


A dieta cetogênica é saudável?

A discussão sobre se a eliminação dos carboidratos é algo saudável ou não é extensa. A maioria dos nutricionistas tradicionais alega que essa eliminação não é saudável, porém todas as pesquisas mais recentes têm demonstrado que manter o consumo de carboidratos o mais baixo possível é algo extremamente benéfico para a nossa saúde.

Para fazer uma dieta cetogênica saudável, você precisa certificar-se de comer proteínas de boa qualidade (carnes, frangos, peixes, ovos de galinha caipira), boas gorduras (óleo de coco, abacate, azeite de oliva) e – quando for fazer o ciclo de altos carboidratos – bons carboidratos (frutas, batata doce, mandioca, inhame etc.).

Outro ponto essencial é que a maior parte das suas grandes refeições deve ser composta de verduras e legumes de baixo teor de carboidratos, sobretudo folhas verdes (acelga, alface, alfazema, agrião, ameirão, aspargo, chicória, escarola, espinafre, rúcula, salsa) e vegetais crucíferos (brócolis, repolho, couve, couve-flor, couve de bruxelas, nabo, agrião, rabanete e mostarda).


Se você restringir os carboidratos e não incluir verduras em quantidade adequada, provavelmente sofrerá de problemas digestivos e constipação.

Uma dica para excelentes resultados é você adotar os princípios da Paleodieta (em resumo: só comer comida de verdade) com o ciclo de baixo e alto consumo de carboidratos da dieta cetogênica. Se você precisa de uma grande perda de gordura ou quer “secar” para fazer aparecer os músculos que ganhou nos exercícios, a dieta cetogênica é a melhor pedida.

Se o objetivo é eliminar gordura, certamente, a dieta é uma das mais promissoras, isso porque a redução do consumo de carboidratos faz com que o corpo tenha que utilizar a gordura como fonte de energia, processo que não só reduz o tecido adiposo como parece diminuir o apetite.

Essa combinação faz mesmo com que haja uma perda de peso rápida, assim a alimentação cetogênica costuma ser indicada para que os resultados rápidos atuem como motivadores para o emagrecimento definitivo. Por isso, muitas pessoas acabam transformando esse modo alimentar em estilo de vida.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Composição 1.gif
360 slim.gif
bottom of page